Bom dia irmãos.
Hoje venho reverlar-lhes mais uma maravilha da presença de Deus em nossas vidas. Assim como eu questionava, muitos devem se perguntar:
Por que rezarmos o terço?
Por que repetir uma mesma oração tantas vezes?
Qual o sentido?
Pois bem, eis que lhes mostro a importância dessa oração assim como Deus me permitiu que eu a visse. Irei começar fazendo um breve resumo da história do terço.
Primeiramente chama-se de TERÇO( 5 dezenas) porque é a terça parte do Rosário(15 dezenas). A origem do rosário data do século IX, na Irlanda, onde monges utilizavam como oração os 150 Salmos de Davi. Os leigos, que eram analfabetos, apenas ouviam.
Algum tempo depois, não satisfeitos mais em apenas ouvir, esses leigos, pessoas como nós hoje, começaram a rezar 150 Pai-Nossos. Eles utilizavam uma bolsa de couro com pedras, para fazerem a contagem. Depois passaram a utilizar pedaços de madeira presos em um cordão, o que originou o objeto que hoje chamamos de terço.
Após mais algumas mudanças durante a história, o terço foi tomando um novo desenho e no ano de 2002, o Papa João Paulo II assinou a Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, na qual acrescenta os Mistérios Luminosos, concretizando assim o formato do Terço que conhecemos hoje.
Em nenhuma passagem bíblica, encontramos oposições ou algo que desaprove a reza do Terço, pois, como muitos não percebem, retrata passagens da vida de Jesus e Maria entre o povo, passagens essas, todas, constantes na própria Bíblia Sagrada.
Logo abaixo, mostrarei uma breve história, que reflete profunda e graciosamente, assim como nossa Mãe Maria nos fala, toda a beleza que envolve o Terço:
" Um certo dia, uma senhora deixou seu Terço cair no chão. Um outro senhor, que vinha logo atrás o apanhou e chamou a senhora para devolvê-lo.
- Senhora, você perdeu o seu Deus, disse o homem.
Logo em seguida a mulher respondeu:
-Eu? Perder o meu Deus? Nunca!
Segurando o Terço o homem retrucou:
- Não é este o seu Deus? Por que a senhora não troca esse cordão com sementinhas pela Bíblia Sagrada, que é a Palavra deixada por Deus?
A senhora humildemente respondeu:
- Meu irmão, a Bíblia não seria de muita serventia para mim, pois não sei ler. Porém, com o Terço eu medito toda a palavra de Deus e a guardo no meu coração.
Espantado, o homem voltou a perguntar-lhe:
- Medita a palavra de Deus? Como assim? Podes me explicar?
A simpática senhora, logo começou a lhe falar:
- Quando eu pego na cruz, lembro-me que o Filho de Deus derramou o Seu Sangue, pregado numa cruz, para salvar a humanidade. Essa primeira conta grossa me lembra que há um só Deus Onipotente. Essas três contas pequenas me lembram as três pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Esta conta grossa me faz lembrar a oração que o Senhor mesmo nos ensinou, que é o Pai-Nosso. O Terço tem cinco mistérios, que me fazem lembrar as cinco chagas do Nosso Senhor Jesus Cristo, cravado na cruz. E cada Mistério tem dez Ave-Marias, que me fazem lembrar os dez mandamentos, que o Senhor mesmo escreveu nas Tábuas de Moisés. O Rosário de Nossa Senhora tem quinze Mistérios, que são: cinco Gozosos, cinco Dolorosos e cinco Gloriosos. De manhã, quando me levanto para iniciar minha luta do dia-a-dia, eu rezo os Mistérios Gozosos, lembrando-me do humilde lar de Maria em Nazaré. Ao meio dia, no meu cansaço e fadiga do trabalho, eu rezo os Mistérios Dolorosos, que me fazem lembrar a dura caminhada de Jesus Cristo para o Calvário. Quando chega o final do dia, com as lutas vencidas, eu rezo os Mistérios Gloriosos, que me fazem lembrar que Jesus venceu a morte para dar a Salvação a toda humanidade.
E agora, diga-me: onde está a idolatria?
Após ouvir atentamente essas palavras o homem caiu em si, e percebendo que estava errado em seu julgamento fez um último pedido àquela senhora:
- Eu não sabia disso. Por favor, ensina-me a rezar o terço? "
Muitos de nós não compreendemos a beleza e a FÉ que existe por trás da reza do Terço. Sem contar que, aos que rezam o Terço, são ofertadas lindas promessas e graças, incluindo a conversão do mundo e a Paz, confirmadas por Nossa Senhora em suas aparições.
Irmãos de fé, os grandes Santos de nossa Igreja rezavam o terço. O Santo Papa reza o terço. Nossa Senhora e a Igreja o recomendam. Abra seu coração para mais essa graça em sua vida, e receba de braços abertos as vitórias nessa poderosa oração.
Obrigado, Mãezinha, pela Oração do Terço.
Sejam felizes!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário